Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

O que é concreto protendido?



A função do pré-esforço é colocar a estrutura de concreto sob compressão nas regiões onde a carga provoca tração. Tensão causada pela carga primeiro terá que cancelar a compressão induzida pela protensão antes que ele possa quebrar o concreto. Figura (a) mostra o feixe simples de concreto claramente reforçada fixo sob carga aplicada. Figura (b) mostra as mesmas vigas descarregados com as forças de pré-esforço aplicados por salientando tensões de alta resistência. Colocar o pré-esforço por baixo no feixe simples do vão e alta da viga em consola, a compressão é induzida nas zonas de tensão; criando uma "curva" para cima. Figura (c) mostra as duas vigas protendidas após as cargas foram aplicadas. As cargas causam Tanto o feixe simples para desviar para baixo, criando tensões de tração na parte inferior da viga simples topo da viga. 

A partir do carregamento é compensada pela compressão induzida pela protensão. A tensão é eliminada sob a combinação dos dois e fissuras de tensão são impedidos. Além disso, materiais de construção (concreto e aço) são usados ​​de forma mais eficiente; materiais otimizando, esforço de construção e custo.

Pré-esforço pode ser aplicado a elementos de duas maneiras, pelo pré-tensionamento ou pós-tensão. Em membros pré-tensão dos fios de protensão são tensionados junto às divisórias de contenção antes do concreto é lançado. Depois que o concreto foi colocado, permitiu a endurecer e alcançar a força suficiente, os fios são liberados e sua força é transferida para o membro de concreto. pós-tensão, a qual consiste em pós tensionar a estrutura uma vez já concretada, elevando desta forma a resistência aos esforços de tração que a estrutura poderá suportar.

No sistema de pós-tensão basicamente é necessário prever em projeto estrutural uma tubulação (Bainha) dentro da viga por onde passarão os cabos a serem tensionados.
Para o processo de pós-tensão acontecer é necessário o uso de um macaco hidráulico que é o instrumento que fará a pós-tensão. Para isso ser possível é necessário contar com um encunhamento num dos extremos da viga já que no outro extremo será necessário colocar o macaco hidráulico para realizar a pós-tensão.

Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.