Video of the Day

Pneus podem ser base de muros de contenção em encostas no país

Titulo

Parque da Cidade recebe certificação LEED ND de sustentabilidade

Empreendimento da Odebrecht Realizações Imobiliárias atingiu o nível Silver, inédito na América do Sul
O Parque da Cidade, empreendimento da Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), localizado na cidade de São Paulo, recebeu a certificação LEED for Neighborhood Development (LEED ND) nível Silver, desenvolvido pelo U.S. Green Building Council. Até então inédita na América do Sul, a certificação atesta que o Parque da Cidade reúne, entre outros princípios, crescimento planejado e inteligente, urbanismo sustentável e edificações verdes, promovendo benefícios tanto para seus usuários como para as comunidades em seu entorno.
O LEED ND Silver reconhece ainda que o Parque da Cidade congrega atributos que incentivam a utilização de meios de transporte eficientes e alternativos, favorecendo a melhoria da mobilidade, além de projetar áreas de lazer e convívio para a vizinhança, tais como parques e espaços públicos de alta qualidade.
Para Saulo Nunes, diretor de Incorporação do Parque da Cidade, o empreendimento demonstra que as cidades podem crescer de maneira saudável ao mesmo tempo em que se minimizam os impactos ambientais e promovem o desenvolvimento socioeconômico. “São Paulo é uma metrópole que oferece grandes desafios e o Parque da Cidade teve cada detalhe cuidadosamente planejado para melhorar a vida das pessoas e trazer impactos sociais e ambientais positivos para a região. A aquisição da certificação LEED ND é o reconhecimento de que estamos no caminho certo.”


Ocupando um terreno de mais de 80 mil m² na Zona Sul da capital paulista, o empreendimento é composto por 10 edificações – cinco torres corporativas, uma de escritórios, duas residenciais, um shopping e um hotel –, e reúne um conjunto inédito de soluções sustentáveis que observa os aspectos ambientais, a qualidade de vida das pessoas e os benefícios econômicos para a região. Ele está totalmente integrado a uma área verde de 22 mil m² e em completa harmonia com os planos municipais de revitalização da região da Chucri Zaidan, estabelecidos pela Operação Urbana Água Espraiada da Prefeitura Municipal de São Paulo.
O Parque da Cidade é permeável, sem muros, aberto a todas as pessoas – moradores dos residenciais e do entorno, profissionais e visitantes. A qualidade do projeto e as soluções de sustentabilidade empregadas levaram-no a integrar o seleto grupo de 17 empreendimentos do mundo que participam do Climate Positive Development Program – iniciativa do grupo C40 Cities Climate Leadership, desenvolvida pela Fundação Clinton em parceria com o U.S Green Building Council, que busca enfrentar os desafios decorrentes da rápida urbanização e das mudanças climáticas.

Sobre o LEED - LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um programa internacional de certificação ambiental para edificações, residenciais e bairros, presente em mais de 143 países, e possui o intuito de fomentar as melhores estratégias e práticas na atividade de construção, nos projetos e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. Os benefícios são econômicos, sociais e ambientais. A Certificação internacional LEED possui cinco dimensões a serem avaliadas nas edificações: Espaço Sustentável; Eficiência do uso da água; Energia e Atmosfera; Materiais e Recursos; e Qualidade ambiental interna. Todas elas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que quando atendidas garantem pontos à edificação, além de promover bonificações para os desempenhos exemplares com as categorias de Inovação em Projeto e Prioridade Regional.

Sobre a Odebrecht Realizações Imobiliárias - Presente em todas as regiões do Brasil, a OR desenvolve projetos residenciais, empresariais, comerciais, hoteleiros e de uso misto que atendem às necessidades e peculiaridades de cada localidade e de públicos distintos, sempre mantendo o padrão de excelência que caracteriza a empresa. A OR atua hoje em 21 cidades, de sete estados, além do Distrito Federal, e conta hoje com cerca de oito mil integrantes. A OR é membro fundador do Green Building Council, organização que visa fomentar a indústria de construção sustentável no país, e possui empreendimentos com a certificação LEED. Também trabalha com outros selos verdes, como o Aqua, o Procel e o Selo Azul da Caixa.
 
Foto: divulgação
CDN Comunicação

Nenhum comentário

Ads

Tecnologia do Blogger.